terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um novo nascimento....

O inicio de uma vida com Cristo..morre-se para o mundo..arrependendo-se dos pecados e nasce-se em espirito, para a vida com o Senhor...

                                15/11/2010, Batismo de Karina, pastores  Demetrio, Elizangela e  Rogério, e Diácono.
                            
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode ver o reino de Deus. (João 3:5)
 
O Evangelho de João nos relata o encontro de Jesus com Nicodemos, um chefe judaico fariseu(Jo 3,1-6). Um diálogo sucede entre eles, Jesus fala da necessidade de um novo nascimento, Nicodemos intrigado pergunta: "Como pode um homem nascer, sendo velho?porventura pode tornar a entre no ventre de sua mãe , e nascer? "Diante da dificuldade de entendimento por parte de Nicodemos Jesus com todo amor que lhe é característico explica o que significa nascer de novo, "aquele que nasce da carne é carne, e o que nasce do espírito é espírito". A Igreja reconhece esse novo nascimento como o Sacramento do Batismo.
Cada pessoa que nasce se vê obrigada a viver de uma forma nova, ela abandona a habitação do útero materno para ser lançada para uma nova realidade. Então, se morre para a vida uterina e passa-se a viver nesse mundo que conhecemos.Algo semelhante acontece a partir do batismo, só que numa dimensão espiritual. No batismo, além do sentido de vida, necessariamente se depara com o sentido de morte. Paulo nos recorda que fomos sepultados com Cristo pelo batismo, por isso, levemos uma vida nova (Rm 6,4). Ele também nos fala que nos revestimos de Cristo pelo batismo (Gl 3,27). Revestir-se assume o sentido de identificar-se com Cristo, nos tornamos cristãos.

O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que crê: 
     "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo" (Mt.28:19)
     O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos
     "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc. 16:15,16). 

                 
                                  O batismo não salva, mas acompanha a salvação
 
 O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse "quem não for batizado será condenado", mas sim "quem não crer". O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lucas 23:39 a 43); ele somente creu e nem pôde ser batizado, mas não deixou de ser salvo por isto. O batismo, portanto, não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo, mas alguém que crê deve obedecer à ordenança de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a Deus, o que poderá impedir-lhe de entrar para a vida eterna. Podemos dizer que o batismo é parte do processo de salvação, mas não que ele em si salve; o apóstolo Pedro escreveu o seguinte acerca do batismo: "não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo" (I Pedro 3:21).

2 comentários:

  1. Você quer aprender de maneira descontraída e com uma linguagem simples sobre Deus, fé, religião, juventude, sentimentos, vida, etc.? Então o Blog Paradoxo Jovem servirá como uma luva para você! É um Blog Jovem que traz muit música, polêmica, notícias, humor, conselhos, respostas e reflexões!
    Todos os jovens e não-jovens estão mais que convidados a dar uma olhadinha lá, e se gostarem podem nos salvar nos favoritos e passarem sempre lá quando tiverem um tempinho disponível!

    Abração Galera.

    www.paradoxojovem.blogspot.com

    ResponderExcluir